<!-- 7 sinais que o atendimento da sua ótica está longe de ser nota 10 -->
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7 sinais que o atendimento da sua ótica está longe de ser nota 10

7 sinais que o atendimento da sua ótica está longe de ser nota 10

7 sinais que o atendimento da sua ótica está longe de ser nota 10



 



 



Infelizmente tenho visto em diversas pesquisas e cursos relatos e dados sobre o péssimo atendimento nos mais diferentes locais. O ponto em comum disso tudo é que o mal atendimento não faz parte só do seu negócio, mas sim de vários outros também, e a parte boa é que se você fizer algumas coisas diferentes do que faz atualmente, será percebido pelo cliente e se diferenciará dos concorrentes, aumentando assim o número de clientes fiéis que compram de você.



Pensando nisso, reuni 7 pontos que acredito que irão auxiliar a sua ótica a elevar o nível de atendimento e, consequentemente, o faturamento. Atenção a cada um deles, leia-os de forma a buscar alguma melhoria no seu empreendimento comercial:



 




  1. O dinheiro é o ponto mais importante no dia a dia



 



Você deve estar dizendo, mas é óbvio, eu trabalho para isso! Quero lhe fazer refletir um pouco mais a respeito disso. Antes do dinheiro devemos pensar na cultura da empresa, é ela quem vai mover a sua ótica, é o combustível que te levará de um ponto ao outro. Quando colocamos foco em nossa cultura, ou seja, em nosso propósito, ninguém poderá nos copiar.



Mas para que isso aconteça é necessário que os lucros, em alguns momentos, sejam deixados de lado para que a cultura fique em evidência. Se você tiver no seu propósito a premissa de não deixar que os problemas cheguem até os clientes, ou sempre trabalhar com ética, não passando ninguém para trás, talvez, você terá que “perder” algum valor, ou fazer uma venda sem lucro, por exemplo.



Essa é a importância de colocar o propósito como algo mais importante do que o dinheiro. Porque pense comigo, se eu resolver um problema de um cliente de forma majestosa, esse cliente volta a comprar comigo e ainda pode me indicar para várias pessoas e o lucro virá na sequência, correto? Pense como anda o seu propósito, a sua cultura e se isso faz sentido para conseguir e manter os clientes por muitos anos.



 




  1. A cultura/propósito não está claro e os funcionários não conhecem



 



Os seus colaboradores conhecem o motivo de você ter essa empresa? Sabem aonde quer chegar? Esse conhecimento é importante para que o atendimento deles esteja alinhado com os objetivos do seu negócio. Assim eles conseguirão transmitir a essência da ótica, caso contrário, será um desastre, e você nunca saberá o motivo de não fidelizar os clientes. Um outro ponto importante é: esse funcionário se encaixa na cultura da empresa? Nem todo mundo foi feito para trabalhar na sua cultura.



 




  1. Os processos internos estão confusos e cada um faz do seu jeito



 



Ter um padrão das atividades do dia a dia faz com que a equipe esteja alinhada e em sintonia. Com isso, o atendimento ao cliente, por exemplo, sempre será de excelência ou muito próximo a isso.



 Já imaginou como seria uma rede mundial como o Mc Donald’s sem um processo alinhado? Ter um processo alinhado é o que faz a magia do seu negócio acontecer, é o que cria um padrão de atendimento, fideliza o cliente e gera mais lucros. Pense nisso.



 




  1. A equipe não recebe treinamentos



 



Esse é um ponto que eu abordo há bastante tempo, treinamento e conhecimento nunca serão demais. Aprender constantemente é estar em constante melhoria, e você concorda que sempre temos como melhorar, não é mesmo?



Por este ponto que eu digo que o atendimento da sua ótica está longe de ser nota 10, e eu nem gostaria que você achasse algum dia que ele é um atendimento nota 10, pois quando esse dia chegar você deixa de querer melhorar.



É triste ver pessoas ou empresas que se acham perfeitas, infelizmente, sinto em dizer que estas estão fadadas ao fracasso. Perfeitos nunca seremos, mas podemos melhorar um pouco por dia e descobrir uma nova forma de ver o mundo.



 




  1. Não escuta o cliente e sai falando sem compreender a situação



 



Uma coisa é certa, Deus nos deu uma boca e duas orelhas, só por isso já entendemos que é para a gente ouvir mais e falar menos e no mundo das vendas de óculos não seria diferente.



Quando escutamos o cliente percebemos qual o seu problema, e sabendo o problema somos capazes de oferecer a solução perfeita para ele naquele momento, e quem não quer que os nossos problemas sejam resolvidos?



Por isso que muitas vezes não fechamos vendas. Não fomos capazes de entender na essência a dor do cliente e, portanto, não conseguimos oferecer o melhor produto para resolver o seu problema. Treine os seus funcionários para tirarem o máximo de informações, a ouvir de verdade o que o cliente fala, pois somente assim, é possível ter um melhor atendimento.



 




  1. Sua equipe conversa e fica no celular enquanto o cliente entra na loja



 



Tem ou não tem coisa mais inconveniente do que chegar em um lugar e achar que está incomodando alguém? Parece que a pessoa não quer que você esteja ali, e talvez, de fato, não queira mesmo.



O vendedor deve estar de prontidão esperando pelo seu cliente. Desse modo, o cliente se sente importante e sabe que naquele lugar honram pela sua visita, é como se fosse uma luz verde ou vermelha que acende no inconsciente dele, fazendo ele querer ou não comprar nessa loja.  É com detalhes pequenos que a experiência do cliente chama a atenção e faz ele voltar a comprar.



 




  1. Você fala e não cumpre, ou muitas vezes mente para seu cliente e/ou funcionários



Esse ponto está muito relacionado aos pontos 1 e 2 onde falo em cultura e em lucro. Ter uma postura correta diante de algumas situações é inevitável para que o cliente retorne para a sua ótica.



Hoje em dia, o corpo fala mais com o cliente do que a própria linguagem verbal, e mesmo que você tente ao máximo “enrolar” o cliente, a linguagem corporal irá lhe denunciar fazendo que a luz vermelha mencionada no ponto 6 acenda no inconsciente, e faça com que o cliente nunca mais volte.



Mentir para o colaborador ou não honrar algo acordado com ele me parece ainda um pouco pior, pois é pelo exemplo que as pessoas aprendem. Sendo assim, ele vai achar que é normal mentir ou “passar a perna” no cliente, e pode ter certeza, ele vai fazer isso diversas vezes.



Infelizmente já vi vários casos em que o vendedor fala que está oferecendo X lente para o cliente, que é a mesma do concorrente, com uma diferença enorme de preço, mas na verdade ele está oferecendo uma inferior ou outra marca, sendo assim não é o mesmo produto.



Hora ou outra o cliente descobre essas pequenas mentiras e nunca mais retorna na sua ótica. Esse tipo de atitude faz sentido com o seu propósito? Ou você está somente pensando em ter lucros?



A mensagem que quero deixar com esses 7 pontos é que não adianta você ter bons preços, produtos com qualidade se não tem esses pontos alinhados dentro da sua ótica. Você deve se tornar um exemplo, a pessoa que demonstra confiança para os colaboradores, que fala a verdade, que tem o caminho traçado com um propósito. Faça o trabalho da sua ótica ser incomparável, cheio de energia e no futuro, colha bons frutos.



 



Boas vendas!



Jéssica Rosa