<!-- COMO VENDER MAIS COM SUAS REDES SOCIAIS -->
Difaty Glasses
glasses
Difaty - Whatsapp Seta Cima

COMO VENDER MAIS COM SUAS REDES SOCIAIS

COMO VENDER MAIS COM SUAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são ferramentas fundamentais para qualquer empresa que deseja se conectar com seu público-alvo e aumentar sua visibilidade online. No entanto, gerenciar essas contas pode ser desafiador e requer tempo e esforço. Neste artigo, daremos dicas valiosas sobre como cuidar das redes sociais da sua empresa e maximizar seus resultados.



 



1- Prepare seu território



Antes de começar a criar conteúdo, é necessário que você deixe claro algumas coisas em seu perfil:




  • O nome do seu negócio (autoexplicativo)

  • O serviço que você presta: Tente não descrever seu negócio de um modo subjetivo, seja literal e óbvio, isso facilitará a vida do cliente.

  • A região que você atende: As redes sociais têm um alcance global, e uma das certezas que temos neste mundo, é que alguém deixará de comprar de você porque não tem certeza da região do atendimento, por isso nem perde tempo entrando em contato e procura opções mais assertivas.

  • Como, e para que, o seu cliente entra em contato com você: Deixe escrito, ou faça um botão escancarando seu canal de atendimento e para que ele serve. Não deixe o cliente pensando “será que se eu enviar uma mensagem por aqui, vão me responder?”, “Por onde será que eles enviam os orçamentos?” ou “E se eu precisar de assistência, por onde devo chamar?”. A dúvida é uma matadora de conversão.



 



2-Conheça seu público-alvo



O primeiro passo para criar conteúdo online é entender como o conteúdo será construído. Por exemplo: Uma marca do setor automobilístico, como a Ferrari, precisa esbanjar luxo, exclusividade e escassez. Basta se perguntar: qual foi a última vez que você viu um comercial da Ferrari na televisão, que seria transmitido para milhões de pessoas? Provavelmente nunca, pois se está no meio popular, não é exclusivo nem escasso, está ao alcance de todos.



Em contrapartida, uma marca do mesmo setor, como a Volkswagen, permeia um caminho mais acessível. O principal intuito é atingir o maior número de pessoas possível no meio popular. Para isso, a linguagem precisa ser mais simples, a mensagem geralmente vai abranger: família, facilidade, região urbana, assuntos populares...



Tendo isto em vista, se faça as seguintes perguntas:




  • Meu produto é exclusivo e tem ticket alto, ou é popular e seu valor é mais acessível?

  •  Quais os dados demográficos do meu público? (Sexo, idade, região...)

  • Como eu vendo o meu produto? Entrego para todo o Brasil e conto com uma loja online, ou efetuo vendas em ponto físico, apenas na região?

  • Com algumas dessas informações, você conseguirá produzir conteúdo de forma mais assertiva.



 



3- Faça pesquisas



Você já deve ter falado, ou pelo menos ouvido falar, alguém dizendo que "o mundo está mudando rápido", e é verdade. Então é seu dever, diariamente, acompanhar essas mudanças ativamente. Aqui vão algumas práticas para adicionar na sua rotina.




  • Google Trends: Digite algo relacionado ao seu produto no Google Trends. O site vai te fornecer informações sobre o que as pessoas mais estão pesquisando em relação ao assunto digitado. Aproveite esses tópicos em alta para criar conteúdo.

  • Enquetes: Quem melhor para falar sobre os desejos e necessidades dos seus clientes do que seus próprios clientes? Aproveite sua conexão, uma ótima opção é criar caixas de perguntas e fazer enquetes (sempre direcionadas ao cliente) em suas redes sociais.



 



4- Seja autêntico



Você é daqueles que segue 3 ou 4 pessoas do mesmo ramo e sempre vê a mesma coisa genérica no seu feed? No final das contas, nem da pra saber quem copiou quem.



Para fugir disso, se expresse de uma maneira diferente. Se o seu público é jovem, procure se expressar de maneira mais energética, não tenha medo de referir-se a memes, faça piadas, utilize cores vivas… Resumindo, transmita energia. Caso seu público seja de uma faixa-etária mais elevada, tente transmitir coisas como: comodidade, conforto, tranquilidade e cuidado. Este público já não está tão antenado em absolutamente tudo que acontece na internet, não menospreze o conhecimento dele, mas procure não fazer tantas referências a assuntos “supérfluos”.



Seja pessoal, próximo à quem interage com você, chame pelo nome, comente sobre algo que viu e achou legal no perfil da pessoa. Imagine sua marca favorita respondendo algo que você deixou na caixinha do Instagram deles, falando o seu nome e mostrando que entrou no seu perfil, para entender um pouco mais sobre você! Imagine o quão querido você se sentiria e o quanto seu laço seria fidelizado por este pequeno ato!



 



5- Faça chamadas à ação (CTA)



Chamada para à ação é quando você chama o seu cliente para tomar uma decisão. Bom, isso não é uma receita de bolo, até porque o intuito das CTA’s podem ser diferentes: chamada para comentar, para comprar, para compartilhar..., mas aqui vão algumas dicas:



Em primeiro lugar, o apelo comercial não precisa estar explícito ou ser direto e cheio de gatilhos (compre, compre, compre…), mas seu produto, ou algo que esteja relacionado, deve aparecer no material produzido.



Em segundo lugar, lembre-se que quem vai comprar o seu produto é o cliente, então é necessário apresentar os benefícios que ELE vai ter ao utilizar a mercadoria. O valor percebido sempre estará atrelado à quantidade de benefícios que o produto entregará ao comprador.



Agora fica fácil fazer uma CTA natural e leve. Após o conteúdo, finalize a mensagem falando sobre como a solução para os problemas dele está super acessível (para ele). 



 



Exemplo para roteiro da área ótica para um público jovem:



"E esse óculos aqui que parece um filtro na vida real? (tente mostrar a visão com e sem o óculos). Vai combinar perfeitamente com você que tem o formato de rosto mais arredondado (vá mostrando os detalhes e como ele harmoniza com o rosto) além de ser super versátil e combinar com praticamente qualquer look (dê exemplos. Você acabou de retirar algumas inseguranças do público e ele vai entender que é uma escolha visualmente segura). 



E a parte principal deste tópico, a CTA: E o melhor de tudo: vou entregar (facilidade e acessibilidade) esse produto ainda hoje para pedidos feitos até 15:00h (agilidade). Pra fazer o pedido é só responder este story"



 



6- Meça os resultados



Analise constantemente sua rede social. Veja, mensalmente, os 3 posts mais comentados, os 3 mais curtidos e os 3 mais compartilhados. Dê sequência naquele tipo de conteúdo e deixe de lado os pouco engajados.



Uma ótima ferramenta é a aba insights do Facebook e do Instagram. Lá você consegue acessar relatórios prontos baseados no período que você quiser selecionar. Para isso é necessário ter uma conta profissional, perfis pessoais não têm acesso à ferramenta.



 



7- Se conectar com você deve ser fácil e rápido



O caminho do seu contato precisa estar em vários lugares. Guie o cliente através dos vídeos e legendas.



Atualize os botões de contato das redes sociais, seja claro na bio e responda o mais rápido possível.



 



Pronto, seguindo estes 7 passos, seu desempenho online terá crescimento garantido!