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Reclamação x Solução

Reclamação x Solução

Essa semana ouvi algumas reclamações conversando com alguns clientes e também alguns feedbacks dos nossos representantes sobre o mesmo problema: não estavam conseguindo vender. Aí parei para pensar sobre a questão: porque algumas lojas estarem vendendo super bem e outras não, isso na mesma cidade, mesma rua e as vezes uma do lado da outra. Estranho isso, não? Você saberia o porque disso acontecer?



Vamos falar então primeiramente sobre o ato de RECLAMAR. Clamar no dicionário, significa pedir insistentemente, rogar, implorar. Quando reclamamos, pedimos para que aquilo que estamos clamando aconteça duas vezes (como se algo ruim não nos bastasse uma vez só, vamos e pedimos mais!). É algo comum das pessoas o ato de reclamar, muitas vezes por pequenas coisas no dia a dia, mas será que isso te levará para algum lugar adiante ou atrasará ainda mais a sua vida?



Fazemos isso e vemos os outros fazendo, quase que todo o tempo, é algo que já nascemos, já nos pertence desde criancinhas, nós choramos, fizemos manhas e assim segue a vida, quantas vezes falamos que nossos pais e avós só reclamam? então podemos ver que isso segue com a gente por muito tempo. A reflexão de hoje é exatamente sobre isso, o quanto podemos começar a diminuir os momentos de reclamação? Se você parar para se analisar vai perceber que reclama até quando está tudo bem, quando estão fazendo o que você quer e quando não há, nem que seja, um pequeno problema, não é mesmo??? Triste realidade!!



Só reclamar faz a gente pensar somente no problema, e aí que a gente puxa a brasa para cima dos pés, pois entramos num emaranhado de problemas e passamos a não ver a luz no fim do túnel, é simples assim, e é por isso que quanto mais reclamamos mais problemas nos aparecem.



Para mim, a ordem não importa, o que posso ver nessas horas é que reclamar deixa a gente cego e longe de possíveis soluções. Aí vem a segunda parte do texto, a parte mais linda e esperada, as Soluções, sim com S maiúsculo, porque é nelas que devemos colocar nossas energias e preocupações. Normalmente nos preocupamos com os assuntos errados, entre ficar reclamando, o que não nos leva a lugar nenhum e ainda faz o problema aumentar de tamanho e dedicar tempo para as soluções dos problemas, em qual deles você escolheria se dedicar?



O Brasileiro tem o costume, a triste mania, de ter um problema para cada solução, falo em brasileiros pois em diversos outros países as pessoas resolvem os problemas de outras formas, sem complicar tanto como nós. Quantas vezes você se deparou com algum problema, seja ele de uma pessoa ou de algum fornecedor, cliente, e ninguém tinha uma solução? Te apresentaram somente o problema e disseram, é isso que temos!! Eu comumente digo, mas você só tem o problema, cadê a solução? Quantas vezes acontece isso na tua vida e na empresa? Quantas pessoas você conhece que chegam sempre com um problema, mas com nenhuma solução? Precisamos urgentemente mudar esses hábitos e instruir outras pessoas e a nossa equipe a fazer o mesmo, ensinar e mostrar outras formas de onde focar e colocar nossas energias e fazer com que a solução venha no automático.




As pessoas tendem a focar naquilo que não dá certo, ao invés de focar na solução e fazer acontecer.




Eu deixo a minha reflexão e que você mesmo tire as suas conclusões, aqueles lojistas que não estavam vendendo, estavam pensando no porque? Estavam fazendo alguma coisa diferente? Estavam pensando em formas de se reinventar ou pensando, pelo menos, em não reclamar? porque, talvez, algo pior pudesse estar acontecendo com eles?



As pessoas precisam passar a agradecer mais, aquela palavra clichê, gratidão, precisa fazer parte da vida das pessoas, pode parecer estranho, mas sempre aprendemos alguma coisa, mesmo por mais dolorida que pareça ser a situação, ela sempre nos dá algum ensinamento, mas nós como bons reclamadores, vamos lá e olhamos apenas o lado ruim e não aprendemos nada e ainda atraímos ou criamos mais problemas, ohhh céus! Tenha o hábito de agradecer mais na sua vida, será que esses lojistas que eu comentava no início do texto, estavam no direito de reclamar ou estavam reclamando de barriga cheia, assim como diria o ditado?



E você, mais reclama ou mais busca por soluções? Reflita!


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