5 passos de como fazer networking na sua ótica
Primeiramente vamos a definição de networking, para que todo mundo entenda e use cada dia mais essa poderosa ferramenta, muitas vezes esquecida por nós empresários.
Networking é o compartilhamento de informações ou serviços entre pessoas, empresas ou grupos, com o objetivo de construir uma rede de contatos sólida que sejam capazes de gerar novos negócios.
Mas o que isso tem a ver com a minha ótica?
Você tem certeza que o vizinho da sua porta de casa sabe com o que você trabalhava? Agora pensa em quantas pessoas ainda não sabem do seu negócio, e quanto aos nossos colaboradores, quantos vizinhos deles, ou até parentes não sabem com o que eles trabalham?
Muitas vezes nos descabelamos pensando onde iremos encontrar novos clientes para movimentar o faturamento da nossa ótica, mas esquecemos do básico, ou seja, dos “vizinhos”, e nisso entram as pessoas próximas, que nos relacionamos no dia a dia, no supermercado, na escola dos filhos, nos grupos de amigos. Quantos ainda não sabem da nossa loja?
Vamos então ao passo a passo de como melhorar nossa rede de networking e conseguir novos e bons clientes.
- Pegue seu celular, abra a lista de contatos, se eu estiver certa, acredito que essa lista tenha em torno de uns 2 mil números, quantos desses ainda não sabem da sua loja? Comece enviando uma mensagem simples contando com o que você trabalha, e dizendo que se algum dia precisar de óculos, vocês estão à disposição. Não se esqueça de manter uma frequência de contato com essas pessoas, ok?
- Use suas mídias sociais particulares para contar mais sobre o seu dia a dia no trabalho, poste sobre os óculos, sobre alguma lente específica, se posicione como referência no ramo ótico, quantos dos teus amigos virtuais também não sabem da sua ótica?
- Participe de eventos na sua cidade, leve o nome da sua ótica para fora do segmento ótico, faça parcerias com outras lojas para que os clientes deles conheçam vocês, e consequentemente os seus clientes os conheçam.
- Marque atividades com amigos, assim é mais fácil deles te escutarem e lembrarem da tua ótica, inclusive fale para o dono do restaurante qual é o seu negócio.
- Esteja sempre disposto a ajudar pois networking deve ser de troca genuína, colaboração e também aprendizado para ambos os lados. Não basta somente o outro te oferecer oportunidades, antes de tudo você precisa se doar, para quem sabe, algum dia receber algo em troca. Existe aquele ditado, é dando que recebemos, e ele faz muito sentido nesse processo de networking.
E aí, gostou das dicas?
Espero que ajude a melhorar o faturamento da sua ótica, acredite, essa rede pode ser muito mais poderosa do que você pensa.
Abraços
Jéssica Rosa