ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA DIFATY
Neste ano de 2020 a Difaty Glasses comemora 20 anos de existência, e eu quero contar um pouquinho dessa história cheia de significado pra você.
Tudo começou com meu pai Rui e minha mãe Fátima, daí o nome Difaty, no início a marca não era uma marca, digamos assim, eles começaram vendendo óculos sem marca nenhuma, compravam e revendiam. Levou alguns anos para que se desse um nome a empresa.
Os dois viajaram as primeiras vezes de carro para fazer as compras, eram viagens de 18 horas, com um mapa, pois na época não existiam aplicativos ou mapas virtuais, se perderam algumas vezes na grande cidade de São Paulo. Meu pai tem uma irmã que mora lá e foi ela quem sempre nos ajudou, imaginem os dois saindo de Bento Gonçalves – RS que é uma cidade de 100 mil habitantes para a maior cidade do país. A primeira compra feita foi de R$500,00 e era o que tinha na época para investir no novo negócio. Minha tia ficou por muito tempo indo comigo às compras o dia todo quando eu ia para São Paulo sozinha, foi uma ajuda e tanto, sem ela também acredito que a Difaty não existiria.
Os finais de semana era o momento de limpar os óculos para que na segunda-feira meu pai começasse a atender os clientes. Na época, ele já vendia para relojoarias e, portanto, já tinha alguns contatos. Muitos desses clientes há 20 anos estavam transformando suas lojas em óticas, minha mãe na época vendia semi joias de casa em casa para ajudar também nas despesas da casa e das viagens do meu pai. Era preciso pagar combustível, hotel e alimentação da semana e era tudo muito custoso, me lembro deles contando o dinheiro no final de semana para ver se era o suficiente para passar a semana.
Nessa época, eu tinha 12 anos e ajudava meus pais aos finais de semana com os óculos, tirava etiqueta, colocava etiqueta, nós três sentávamos na mesa da cozinha e lá passávamos horas. Ali foi o nosso primeiro escritório, a mesa de casa e a família reunida trabalhando em volta dela.
Alguns anos se passaram, como disse antes, sem marca e sem nenhuma estrutura de empresa de verdade, meu pai vendia a pronta entrega, cobrava, fazia compras e por aí vai. Eu viajava com ele algumas vezes para ajudar nas compras, ainda menor de idade, e assim aprendi alguns pontos importantes na hora das compras e hoje em dia essa função é toda minha.
Quando completei 18 anos, trabalhava em outra empresa e dava aulas de espanhol, meu pai então pediu se eu não gostaria de ajudá-lo nas vendas, atendendo uma região mais próxima de casa, onde eu poderia ir e voltar todos os dias para dormir em casa. Comecei a atender a região da Serra gaúcha, atendia as óticas durante o dia e a noite dava aulas em uma escola de idiomas. Lembro que nas primeiras viagens minha mãe ia junto para não me deixar pegar a estrada sozinha, e isso me dava segurança. Depois de um tempo dominei a região e o volante e partia sozinha, fazia em torno de 3 mil km por mês, e essa minha função na empresa, como representante durou uns 10 anos.
Nesse meio do caminho a empresa começou a crescer, eu tive que parar de dar aulas e precisamos contratar uma pessoa que ajudasse nos processos burocráticos dentro da empresa, aí que aparece a Cinara. Ela ficou por vários anos trabalhando internamente e conheceu todos os processos, até que vimos que estávamos perdendo o grande potencial de vendedora dela e a mandamos novamente pra rua atender a região que antigamente era minha, no caso eu entrei pro escritório e ela saiu, não ao mesmo tempo, pois passamos um tempo trabalhando juntas aqui dentro e fazendo a coisa acontecer.
A empresa foi crescendo, eu fui estudando e me aperfeiçoando, me formei em Administração, com MBA em Gestão Comercial, Mestrado em Marketing Estratégico, entre outros cursos como técnico em ótica, PNL e formação em Coaching. Sempre busquei novas formas de inovar e tornar a Difaty referência no segmento, e para isso foi necessário com o passar do tempo contratar novos representantes e novas funções.
Hoje, no ano que completamos 20 anos, somos em 12 pessoas, atendemos os 3 estados da região sul do Brasil e estamos muito felizes por essa trajetória de muito esforço, amizades e parcerias, mas acima de tudo ética e comprometimento com todos. Que venham outros 20, 40, 60 anos.