<!-- Início de ano e as metas impossíveis -->
Difaty Glasses
glasses
Difaty - Whatsapp Seta Cima

Início de ano e as metas impossíveis

Início de ano e as metas impossíveis

Traçar metas e construir objetivos é essencial em qualquer negócio. Saber claramente onde você quer chegar e construir um caminho de conquistas para alcançar o seu objetivo é o primeiro passo para atingir o sucesso da sua ótica.



E um grande fator que pode provocar o fracasso de vendas e impedir o crescimento do seu negócio é justamente não ter objetivos claros ou, quando essas metas estão traçadas, não serem completadas. 



Muitos são os fatores que podem te impedir de marcar como concluída as metas de início de ano, como ir com muita sede ao pote e fazer metas inatingíveis, não traçar limites de tempo e metas pouco relevantes para o seu time. 



Independente do que você procura alcançar em 2022, uma coisa é certa: você precisa ter uma visão clara e possível de onde quer chegar, e principalmente COMO chegar lá. 



Para ter bons resultados, o ideal é seguir algum tipo de metodologia que faça sentido para a sua empresa. Existem vários caminhos possíveis, e um deles é o método SMART. Com ele, a cada objetivo, você deve responder algumas perguntas, a fim de desmembrar a sua meta e descobrir se ela é capaz de ser cumprida de maneira efetiva como você planeja. 



 



S - Specific (específica) 



Traçar uma meta muito generalizada, como "aumentar as vendas de óculos", geralmente não gera a comoção na equipe, por não mostrar especificamente onde se quer chegar. Por isso, nessa etapa perguntas como "Onde quero chegar com essa meta?" e "Por que ela deve ser realizada?", para traçar um plano claro e objetivo de onde se espera chegar.



 



M - Measurable (mensurável)



Mensurar sua meta significa entender se ela é atingível pela equipe, dentro do prazo estabelecido, para isso, é necessário responder duas perguntas: "Qual é o resultado a ser atingido?" e "Qual o tempo necessário para atingir o resultado?". Assim, com um bom planejamento, você tanto irá atingir as suas metas, quanto isso poderá acontecer ainda antes do prazo estabelecido.



 



A - Attainable (atingível) 



Traçar metas utópicas, com a desculpa de encorajar a equipe, pode na verdade ter o efeito contrário, e acabar desmotivando funcionários e colaboradores, que percebem que o trabalho está sendo em vão. Conhecer o histórico da empresa e manter uma boa comunicação com funcionários é uma ótima maneira de entender em que pé está a empresa e reconhecer se uma meta está fora de cogitação. 



 



R - Relevant (relevante) 



Traçar metas atingíveis não significa que elas tenham que estar dentro de uma "zona de conforto" da empresa. Todo tipo de objetivo a ser alcançado por uma equipe deve trazer resultados compartilhados a todos, mostrando tanto que o trabalho quanto os resultados foram importantes para o crescimento da empresa como um todo. 



 



T - Time based (temporal) 



E por fim, o último, mas essencial ponto a ser analisado ao traçar metas, é o tempo em que ela será alcançada, devendo esse ser realístico com a amplitude do objetivo. 



 



Este é apenas um dos métodos possíveis a serem utilizados para projetar as suas metas. O mais importante é estar alinhado com a sua equipe e trabalhar em conjunto para, de fato, cumprí-las!



 


Outros Artigos