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5 dicas para sua ótica sair da crise

5 dicas para sua ótica sair da crise

Quem nunca viveu momentos de aperto na gestão de um negócio e se perguntou: “como superar a crise em minha empresa”?



O universo do empreendedor é praticamente uma montanha-russa, e além de um coração forte precisamos também de algumas estratégias para diminuir os riscos e os problemas que podem acontecer em diversos momentos.



Só durante a pandemia, segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, mais de 600 mil pequenas empresas fecharam as suas portas. Então decidimos compartilhar algumas dicas valiosas que praticamos aqui na Difaty, elas também podem ser úteis para o seu dia a dia.



 




  1. Análise de resultados



Saber exatamente os custos, o lucro, e tudo que envolve seu negócio financeiramente é o primeiro passo para superar qualquer crise, sem dados reais é impossível saber se o negócio é rentável e quanto é. Somente assim se consegue definir novos investimentos, saber onde é necessário cortar gastos ou simplesmente saber por quanto tempo você aguenta a crise sem vender o que é necessário para manter seu negócio de pé.



 



Para descobrir esses números é importante ter a gestão financeira bem alinhada, seja ela numa planilha ou num sistema, todos eles bem alimentados, sem isso, nenhum número é confiável. Muitos institutos, ou ainda consultores, podem lhe ajudar nessa tarefa.



 




  1. Qualidade do atendimento



Sem um bom atendimento, aquele cliente que entra na tua ótica, pode ir embora sem comprar nada, e nós sabemos que em momentos difíceis esse número precisa ser próximo a zero, já que menos clientes compram nesses períodos. Invista em treinamentos, troque a equipe se necessário, mas não perca um cliente pelo mau atendimento.



 



Aposte também em maneiras de fidelizar o cliente, sejam eles, descontos, brindes, um bom pós-venda. Vale de tudo para construir um atendimento de excelência.



 




  1. Separe contas pessoais da empresa



Aqui muitos empresários se perdem, não sabem o que é conta da empresa e conta pessoal, e aí a bagunça está tomada, pois muitos pensam que se tem dinheiro em conta o negócio gera lucro, e infelizmente não é bem assim essa conta. E imprescindível ter um demonstrativo de resultados (DRE) antes de misturar as contas pessoais. Tenha duas contas no banco e separe tudo.



 




  1. Aprenda com a crise



O ato mais comum de fazermos, ao nos depararmos com um problema, é reclamar. Aqui na Difaty temos como lema: se existe um problema, existe uma solução, então bora colocar todo mundo para pensar junto e superar. Assim, quando superamos o problema, aprenderemos algo novo. Use o momento difícil para sair mais forte e lembre-se: esses momentos passam.



 




  1. Diminua a inadimplência



Sua prioridade é pensar em como diminuir a inadimplência do seu negócio. Segundo Philip Kotler, professor universitário estadunidense conhecido como “pai do marketing”, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter aqueles que você já tem.



 



Manter a adimplência é praticamente o coração da empresa, engana-se quem fala que as vendas estão em primeiro lugar, porque se você vende e não recebe cria-se um novo problema, você ainda perdeu a mercadoria e precisa comprar uma nova para poder vender para outra pessoa. Encontre maneiras de não vender somente no carnê, forneça mais parcelas no cartão, contrate um escritório jurídico para ajudar nas cobranças. Tenha muito bem alinhado o famoso caderninho, e lembre-se que com dinheiro entrando fica mais fácil de seguir fazendo o negócio andar.



 



Todas essas dicas são formas de te ajudar a seguir e a ter uma boa gestão da sua ótica, salve e comece já a fazer a diferença.



 



Jéssica Rosa



Diretora da Difaty Glasses